Card image

CUIDADOS PSIQUIÁTRICOS E SAÚDE MENTAL

Presta-se um atendimento especializado e integral tanto às pessoas com transtornos mentais como às famílias, que compreende o tratamento farmacológico, o tratamento psicoterapêutico, a reabilitação psicossocial e o apoio à integração social.


Os cuidados são continuados ao longo das diversas fases da doença, tanto na prevenção como nas crises agudas ou na cronicidade. Tudo isto com o objetivo das pessoas com problemas de saúde mental poderem recuperar o seu projeto vital com dignidade e manter uma adequada qualidade de vida.


Para tal, oferecem-se diferentes opções como a hospitalização aguda, média e prolongada, o hospital de dia, as consultas externas ou o atendimento no próprio domicílio e opções intermédias tanto diurnas como residenciais para as pessoas com doenças de longa evolução ou que exijam maiores apoios comunitários bem como a promoção da sua integração laboral. Por último, também existem opções especializadas para atender determinadas patologias, tais como a Comunidade Terapêutica para pessoas com transtornos da personalidade.